terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ESPERANDO EM DEUS

“ E eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança.” ( Salmo 39:7)

INTRODUÇÃO
Um dos maiores transtornos do homem é não saber esperar, nem querer esperar alguma coisa desejada ou necessária.
A prática da espera é a arte de aguardar tranquilamente a hora de Deus, sem deixar de fazer o que é de nossa competência e sem fazer o que é da competência de Deus, deixando de lado toda impaciência e todo esmorecimento.
Muitas de nossas carências não são e não podem ser satisfeitas imediatamente, ao toque de uma varinha de condão.
Jesus esperou 30 anos para começar seu ministério, três dias para ressuscitar dentre os mortos, quarenta dias para retornar ao céus.
A espera é difícil por causa da ansiedade, do imediatismo, da curiosidade. Estes elementos tornam a espera dolorosa demais, senão impossível.
Um erro é não esperar nada; outro erro é não saber esperar.
Precisamos aprender a esperar de modo correto.
Como se dá a espera certa? O salmo 40:1 responde:
“ Esperei confiantemente no Senhor e Ele se inclinou para mim e me ouviu, quando clamei por socorro.”

1.Esperar com confiança
Esperar com confiança faz com que esperemos o tempo que for preciso. A confiança reduz a angústia da demora. Quando não estamos certos do que irá acontecer, ficamos aflitos pela demora.

2. Esperar com paciência
Uma das crises de relacionamento de todos os tempos é a murmuração. A murmuração é um passo na direção da desistência.
Abraão é um exemplo desta espera paciente:
“ Depois de esperar com paciência, obteve Abrão a promessa.” ( Hb.6:15)

3. Esperar em Deus
Não é somente esperar. É esperar em Deus.
Imagine uma pessoa num ponto de ônibus. Ela pode esperar uma condução que a transporte ou esperar o ônibus. Se esperar apenas uma condução, ela embarcará na primeira disponível que passar.
Assim são as pessoas. Nos ensina o salmista em 42:5b:
“ Espera em Deus pois ainda o louvarei, a Ele meu auxílio e Deus meu.”

CONCLUSÃO

A maior tranqüilidade na arte de esperar, é sabermos que Deus é fiel e jamais irá deixar-nos de lado.
Podemos concluir com as palavras sábias de Jó (Jó 19:25):
“ Por que eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.”
Amém.

Pastor Paulo Chaves Barbosa
baseado no livro Práticas Devocionais de Elben Lennz Cezar

Nenhum comentário:

Postar um comentário