segunda-feira, 19 de abril de 2010

O GETSÊMANI DA ALMA

Mateus 26:36-46

INTRODUÇÃO( v.36,37)

Um dos estágios muito difíceis do sofrimento de Cristo que antecedeu sua morte pelos nossos pecados, foi o tempo que Jesus passou no Getsêmani (v.37). Ali Jesus enfrentou sua luta mais difícil: a luta com sua própria alma (v.38).
No Getsêmani Jesus traçou um discurso agonizante, um conflito profundo que procurou compartilhar com alguns de seus discípulos e com o próprio Pai. Ocorreu ali, de fato, um esmagar da alma, para retirar dela o sumo mais intenso e derramá-lo aos pés do Senhor por cada um de nós. Quando Paulo fala que Cristo foi obediente até à morte, esta decisão foi confirmada no Getsêmani.
Getsêmani significa literalmente “prensa de azeite”. E alma, o que representa? Em linhas gerais, é o ser que respira, a pessoa em si, a essência existencial que é dotada da capacidade de avaliar, escolher e decidir.
Esta passagem da vida terrena de Jesus tem muito a nos ensinar acerca de como lidar com nossa própria alma.
Apesar de todo sofrimento, Jesus declara, já na cruz, falando de seu ministério terreno: “Está consumado”, ou seja, missão cumprida, posso entregar o espírito.
Mas, como chegar a este estado de plenitude da alma?
Na experiência de Jesus, podemos perceber três estágios essenciais para a plenitude da alma.

1.DESNUDAMENTO( v.39,40)
Diz respeito a expor abertamente o estado mais profundo da alma.
Jesus não ocultou os seus sentimentos mais intensos. Compartilhou-os com seus discípulos e ainda expos sua necessidade: Fiquem comigo.Demonstrou como era importante seus discípulos no processo de conforto da alma(v.40).
Jesus expos em profunda sinceridade o seu íntimo perante o Pai.
O salmista diz: “Coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” ( Sl.51:17).

2. RECONHECIMENTO( v.40-44)
Ao expor sua dor, Jesus também mostra algumas coisas que precisamos aprender para nós:
a)Existem situações que são irremediáveis. Jesus orou três vezes repetindo as mesmas palavras, mas mostrou compreensão: Faça-se a tua vontade (v.42).
b)Ninguém pode fazer nada. Três vezes seguidas os discípulos dormiram. Quem realmente penetra nossa alma, é o Senhor.
O salmista diz: “ É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.”(Sl.121:4).
c) Precisamos encarar nossas reais fraquezas (v.41). Apesar de haver verdadeira intenção, nossa natureza é fraca e pede sempre o contrário. Só há solução, quando nós mesmos reconhecemos nossas fragilidades.

3. ENFRENTAMENTO( v.45,46)
Depois do tempo precioso com o Pai, Jesus declara: “É chegada a hora”.
a)Reconheceu ser este o único caminho a trilhar, como antes já dissera: “eu vim para esta hora.”
b)Jesus não resistiu, nem fugiu ao caminho designado para sua alma. Como disse o profeta, ele “derramou a sua alma na morte.” (Is.53:12).

CONCLUSÃO
Lucas nos diz que, neste Getsêmani da alma, Cristo recebeu consolo provido pelo próprio Pai (Lc.22:43).
Daí, ser tão importante conhecermos algumas passagens bíblicas:
a)Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte (Sl.23:4)
b)Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados (Mt.11:28)
c)Eis que estou convosco todos os dias (Mt.28:20)
Que você possa descansar em Deus quando estiver lidando com os pontos obscuros de sua alma.
Amém.

2 comentários:

  1. Pastor Paulo, esta mensagem veio na hora exata da necessidade de minha alma. Como é dificil enfrentar momentos que nos angustiam a alma. SO mesmocomparando nosso sofrimento com o sofrimento de Cristo , é que podemos ver o quao pequeno é o nosso sofrimento, ai entao vem o consolo e o aprendizado em DESCANSAR e ESPERAR no Senhor. Deus te abençoe nesta semana. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Bela mensagem Caro Pastor, inspiradora e desafiadora,Que Deus o ilumine a cada dia mais.

    Pr Carolos A Sena.

    ResponderExcluir