quinta-feira, 20 de maio de 2010

UM ALERTA CONTEMPORÂNEO PARA A IGREJA

1 Tessalonicenses 1: 2-10

INTRODUÇÃO
Não há dúvida que a igreja é a reunião do povo de Deus, é a agência poderosa do Senhor na terra, e tem a função de proclamar as virtudes de Cristo.(1 Pe.2:9).
No decorrer do tempo, a humanidade sofreu mudanças e, junto com elas, a igreja também mudou. É compreensível que a igreja sofra modificações, adequações em sua liturgia, programas, enfim. O que é imutável, é sua natureza.
Paulo escrevendo a Tessalônica evidencia algumas características daquela igreja genuinamente cristã, que o enchiam de alegria e que é um grande alerta para nós hoje.
O texto que lemos revela 03 características da igreja de Jesus que, independentemente da época ou das circunstâncias, não pode mudar e nem perder.

1.SUA IDENTIDADE(v.2-4)
A igreja é originada em Cristo Jesus, nasce dele, é eleita para ele e sustentada por ele.
Esta igreja conservava três marcos que a identificava com Jesus:
- Fé operosa: Nasceram da fé quando creram para a salvação e viviam de fé em fé. É preciso exercitar a fé de Habacuque que crê além das circunstâncias: isso faz a igreja continuar orando, intercedendo, investindo.
- Amor Abnegado: Qualquer pessoa que olhe para a igreja gostaria de encontrar nela AMOR.Amor gratuito, que busca, que espera, que deseja o melhor. É o amor somente encontrado em Jesus.
- Esperança firme: A igreja precisa manter acesa a chama da esperança que vai contra o imediatismo dos nossos dias. A igreja precisa continuar cantando: “Sou forasteiro aqui...” ao invés de somente “ Bom é estarmos aqui...”
Como diz Paulo em 1 Co.15:19: “ Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.”
A igreja prega o reino e suas marcas distintas são, a fé, o amor e a esperança. Este é o DNA de Cristo; esta é a identidade da igreja.

2.SUA CREDIBILIDADE(v.6-9)
Certa vez alguns homens decidiram expulsar demônios fazendo uso do nome de Paulo; ouviram a seguinte resposta: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois? ( At.19:15)
Apesar do mundo estar no maligno, ele sabe qual a diferença.
A igreja de credibilidade é a igreja do evangelho. E esta igreja é marcada:
- Pela assimilação(v.6), porque vivem o evangelho tal qual Cristo viveu (Fp.2:5)
- Pela repercussão (v.7-9), pela mudança de vida, porque evidencia a cada dia e através de cada um o que Deus pode fazer em qualquer época.
Infelizmente a credibilidade da igreja fica em xeque por aqueles que agem com insensatez, com segundas intenções, desprovidos de compromisso com o reino, levando apenas o nome.
O mundo precisa crer que ele mesmo só tem esperança por causa da permanência da igreja (Mt.16:19).

3. SUA ESPIRITUALIDADE (v.5)
É preciso ficar claro que a igreja é um organismo espiritual. Diante da lei é uma associação, uma entidade filantrópica, um grupo representativo de pessoas que chama a atenção especialmente de meios políticos e sociais.
Mas, acima de tudo, a igreja é corpo de Cristo, comprado e lavado pelo sangue de Jesus, que deverá ser apresentada a ele, sem mácula, nem ruga, mas santa e sem defeito (Ef.5:27).
Como um organismo espiritual ela precisa agir como tal, como nos mostra Paulo em 1 Co. 2:12-16

CONCLUSÃO
O tema proposto pela igreja em 1 Co.16:13 diz: “ Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos.”
A palavra desta noite contemplou estes desafios. Quero concluir com a última expressão, “fortalecei-vos”
O versículo 10 mostra-nos os passos decisivos para nosso fortalecimento em meio à batalha:
- Aguardarmos a volta de Cristo
- Nos resguardarmos no poder da ressurreição
- Confiarmos na promessa da vida eterna.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário