quinta-feira, 8 de julho de 2010

IDENTIFICANDO QUEM DE FATO SOMOS

Salmo 100

INTRODUÇÃO
O salmo 100 é um cântico de alegria.
O texto é um amontoado de manifestações alegres de reconhecimento da soberania, bondade, da misericórdia e da fidelidade de Deus.
Este hino era cantado quando os adoradores adentravam o templo para oferecerem a Deus aquilo que eles tinham preparado.
Daí, entendemos o texto que diz: “Confirma sobre nós a obra das nossas mãos.”(Sl.90:17)
Vejamos estas manifestações:
- Celebrai com júbilo ao Senhor (v.1)
- Entrai por suas portas com ações de graças (v.4)
- Rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome (v.4b)
- O Senhor é bom (v.5)
Que verdades extraordinárias e motivadoras estes versículos nos trazem. Não há nada mais motivador do que os atributos de Deus a nosso favor.
Mas, quero chamar a atenção para uma outra extraordinária motivação descrita no v.3:
“Sabei que o Senhor é Deus; foi Ele quem nos fez e dEle somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.”
Este versículo mostra atributos que dizem respeito exclusivamente a Deus: são eles: autoridade e propriedade.
Deus é Senhor e Deus é dono!
E nós somos rebanho de seu pastoreio.
Aleluia! Somos ovelhas!
O salmo 100 mostra uma grande alegria em sermos rebanho do pastoreio de Deus.
Quais as implicações em sermos ovelhas de Jesus?

1.Sermos ovelhas implica em sermos tosquiadas

Tosquia é uma prática comum e anual das ovelhas (1 Sm.25:2)
Tudo indica que não era uma coisa agradável às ovelhas, embora necessária.
A bíblia fala de Jesus que como cordeiro mudo foi levado perante os seus tosquiadores (Is.53:7)
Não é agradável quando tiram de nós aquilo que nos é próprio, que nos protege, que nos aquece.
A bíblia mostra a importância disso:
- A ovelha é tosquiada ( Dt.18:4)
- A árvore é podada ( Jo.15:2)
- Nós precisamos ser moldados (Sl.139:23)
“Sonda-me ó Deus e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos.”

2. Sermos ovelhas implica em sermos conduzidas

Ovelhas se perdem com facilidade e são extremamente medrosas. Daí a importância de haver pastores que apascentem seus rebanhos: orientam sobre o melhor caminho, conduzem ao melhor pasto, guardam do perigo. Em outras palavras, a ovelha precisa estar sob inteiro controle do pastor. Este é o sentido da palavra apascentar.
A bíblia diz que Jesus é o nosso pastor.
Como ovelhas precisamos ser conduzidos( Sl.23:2)
“Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso.”

3. Sermos ovelhas implica em sermos corrigidas
Apesar de ovelhas serem muito frágeis, costumam ser rebeldes. Daí a importância da vara do pastor.
A arte de apascentar passa pela correção.
Como ovelhas precisamos ser corrigidos ( Sl.139:24)
“Vê se há em mim, algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”

CONCLUSÃO

Diante dessas implicações, o texto faz o seguinte convite:
Servi ao Senhor com alegria (v.2).
Em outras palavras, ao invés de dizer somente, “confirma sobre nós a obra de nossas mãos”, devemos também dizer: “confirma sobre nós Senhor, tua autoridade e tua propriedade”
Num mundo repleto de direitos, de liberdade e discursos democráticos, eu deliberadamente me rendo ao teu domínio.
Estamos completamente dispostos a isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário