domingo, 17 de outubro de 2010

NÃO HÁ COVA TÃO PROFUNDA DE ONDE DEUS NÃO POSSA NOS RESGATAR

1 Rs. 19:1-18

INTRODUÇÃO
Todos acompanhamos alegres e emocionados o salvamento dos trinta e três mineiros há 69 dias dentro de uma mina soterrada beirando os 700 metros de profundidade.
Mesmo considerando o esforço das equipes, os recursos investidos, a tecnologia usada, não há dúvida de que o fator primordial foi o poder de Deus em miraculosamente preservar a vida daqueles homens em condições tão adversas.
Deus é poderoso exímio salvador em situações completamente adversas!
Fora o trabalho incessante das sondas de perfuração, as equipes precisaram ocupar-se com uma série de coisas: ar, água, remédios, contato com as famílias, preservação da auto-estima dos mineiros entre outros.
Isso nos faz pensar na diversidade de abismos, minas profundas que enfrentamos. Nos lembramos de Jonas no ventre do peixe, ou mesmo Jó e suas perdas. Isso também nos faz lembrar de Elias na caverna, sobre quem queremos tecer algumas considerações.
Em todas as situações mencionadas, Deus se mostra presente e preocupado com nosso bem estar; como já dissera Davi:
“Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim, pões a mão.”( Sl.139:5)
Elias, homem destemido, servo de Deus de unção poderosa, enfrenta numa fase de sua vida um abismo demasiadamente profundo: o abismo do medo e do desânimo.
Jesabel, possessa de raiva, fez uma ameaça mortal amparada pelos seus deuses, e, naquele momento, foi capaz de fazer o grande profeta estremecer. Fez o profeta ENTRAR NA CAVERNA
Daí em diante, inicia-se um relacionamento maravilhoso entre Elias e o Senhor, que revela as preocupações de Deus para com os seus.

As preocupações de Deus para com os seus .

1)Deus é preocupado com os nossos motivos. Por que ( v.2-3,9-10)

Deus se interessa por nossas razoes, nossas motivações, aquilo que nos faz agir ou reagir. Deus é frenético defensor de nossos direitos ( Is.40:27)
Deus argüiu pacificamente de Elias, os seus motivos para tomar a decisão que tomara. Deus é de entendimento, antes de ser de condenação.

2) Deus é preocupado com nossas fragilidades. Como.(v.3-5;10)

Calmamente Deus se interessa em conhecer o estado de espírito do profeta. Como ele estava se sentindo.
a)temeroso(v.3)
b)Desiludido (v.4)
c)Enfraquecido (v.5)
d)Abandonado (v.10)
Deus suavemente acompanha este processo na vida de Elias.
A Bíblia diz que quando Jesus agonizava no Getsêmani, exposto às fragilidades da encarnação, um anjo do Senhor o confortava ( Lc.22:43)
Deus é de conforto antes de ser de confrontação.

3) Deus é preocupado com nossas necessidades . O que ( v.6;11-13)

Qual a necessidade de Elias naquela sua via crucis?
Primeiro, precisava de alimento (v.7) Tal qual o pastor do salmo 23, Elias foi conduzido a alimentar-se.
Segundo, Elias precisava ter condições de ouvir, refletir e entender algumas coisas que seus motivos e fragilidades o impediram de perceber.
Em sua angústia, Elias experimentou um vento forte, um terremoto, um fogo consumidor, elementos que representavam bem o estado de espírito do profeta.
Mas Deus tinha outra intenção!
Nas palavras de Jesus: “Deixo-vos a minha paz,a minha paz vos dou...”(Jo.14:27)
Deus não estava presente em nenhum destes elementos.
A maior necessidade do profeta era a PAZ
Deus se apresenta num cicio tranqüilo e suave. Neste momento, Elias ouve a voz de Deus ( v.12,13)

CONCLUSÃO

Quando o coração do atribulado profeta foi capaz de ouvir a doce voz de Deus...
SAIU DA CAVERNA (v.13)
Seu coração agora em paz conhece o coração visionário de Deus:
a) Volta
b) Unge o rei da Síria (v.15)
c) Unge o rei de Israel (v.16)
d) Unge teu sucessor (v.16b)
e) Toma conhecimento da comunidade que permanece fiel (v.18)
 O único assunto sobre o qual Deus não falou foi MORTE
Elias foi restaurado!
A Bíblia traz algumas palavras consoladoras quando enfrentamos nossos abismos:

a)“Esperei confiantemente no Senhor e Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro...”(Sl.40:1-3)
b)“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum porque Tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam..”(Sl.23:4)
c)“Senhor, meu Deus, clamei a Ti por socorro, e tu me saraste. Senhor da cova fizeste subir a minha alma; preservaste-me a vida para que não descesse à sepultura.”(Sl.30:2,3)
Deus sabe como tratar conosco em nossas sombras.
Não há abismo de onde o Senhor não possa livrar a nossa alma.
“...espera em Deus pois ainda o louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu.”(Sl.42:11).
Amém.

Um comentário:

  1. obrigada Espírito Santo por ministrar mais uma vez no coração desse pastor muito usado por Deus!! obrigada!!

    ResponderExcluir