sábado, 27 de agosto de 2011

PERDENDO AS FOLHAS


Hebreus 12:1-3

“...desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta...” (v.1)

Fiz uma viagem recentemente a uma região rural e, algo me chamou a atenção: a quantidade de árvores sem nenhuma folha, inclusive a famosa árvore goiana: o ipê. Observando esta árvore (a roxa que floresce primeiro), achei interessante a escassez de folhas e o acúmulo de flores.
Fui pesquisar as razoes porque as árvores se livram das folhas e achei interessante: considerando a época do ano de muito calor, clima bastante seco, esta é uma forma de economizar energia para suportar o período; economiza-se a energia gasta com a manutenção das folhas, objetivando aplicá-la em outras funções, como por exemplo, o florir – extraordinária sabedoria do Criador!
Isso me fez pensar: Lendo o texto de Hebreus, percebi com clareza que Deus quer que aprendamos o princípio das árvores. Há tanta luta, tanto desgaste que requer esforço e, portanto é salutar que possamos abrir mão de tantas coisas de somenos importância com o propósito de reservar energia para coisas essenciais. Lembrei-me de Max Lucado que traduziu este pensamento no livro Aliviando a Bagagem.
O desafio é reciclar nossas ações e atividades, ficando somente com o essencial, renovando energia para dias difíceis.

Deus seja louvado por sua sabedoria!

Um comentário:

  1. Esta mensagem me tocou de forma incrivel...
    Investi tudo o que tinha na vida em uma empresa, me dediquei a ela em tempo integral, mas perdi tudo do dia para noite, pela minha empresa depender de outra que fechou.
    Estava com uma depressão muito grande, mas agora, ao ler esta mensagem, penso que não sei o que vem daqui para frente, será que realmente perdi tudo mesmo?
    Ou tudo isso é uma lição por eu me apegar demais a coisas materiais?
    Obrigada pela mensagem, realmente Deus fala atraves de seus servos!

    ResponderExcluir