segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DECISOES FIRMES

“Decidiu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia...”( Daniel 1:8)

É muito interessante pensarmos neste momento da vida do jovem Daniel, que trata de um período nevrálgico da realidade da maioria de nossa juventude hoje: a tomada de decisões.
A Bíblia mostra que Daniel tomou uma decisão firme: Não contaminar-se com as iguarias pagãs. Avaliando este texto, há algumas lições que podemos subtrair dele.
Primeiro, devemos considerar o contexto onde Daniel estava inserido: o rei Nabucodonozor havia tomado jovens cativos de Judá para seu serviço, entre estes, Daniel. Em síntese, Daniel estava num estado de escravidão, serviço ao poder dominante. Se considerarmos que um povo conquistado submete sua vontade, entre outras coisas, ao conquistador, Daniel foi de extrema intrepidez ao decidir com firmeza.
A lição que tiramos aqui é que, graças a Deus, somos livres para fazer e não fazer, aceitar ou não, querer ou não, e não conseguimos tomar decisões até mais simples que a de Daniel. Tornamo-nos escravos de nossa vontade, ou do pecado(Rm.7:15-21). Quantas decisões, opiniões proferimos e não fomos longe com elas?
Em segundo lugar, precisamos avaliar as bases nas quais Daniel se firmou para tal decisão; percebemos aqui, pelo menos duas bases sólidas.
A primeira base, é o conhecimento. Certamente Daniel como judeu, era convicto de sua fé e origem. O jovem conhecia ao Senhor o suficiente para entender que Ele era a única opção a tomar. Lembramos aqui de Oséias que disse “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”(Os.6:3) e também o próprio Cristo quando afirma, “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”(Jo.8:32).
A segunda base é a coragem. Decisão demanda coragem. O contexto deixa claro isso. O livro de Daniel retrata atos de coragem com propriedade.
Quantas decisões nossas são procrastinadas por não termos coragem para levar avante o que está em nosso coração?
A Bíblia mostra desafios de coragem: “Segue-me”(Mt.9:9); “vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados...”(Mt.11:28); “Ide por todo o mundo...”(Mc.16:15); “Se alguém quer vir após mim...”( Mt.16:24). E a falta de coragem tem minado muitas dessas decisões.
Por fim, o texto mostra que Deus honrou esta decisão firme do jovem Daniel (v.9): “Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão por parte do chefe...”
Deus está à procura de pessoas que decidam nEle, que encarnem a fé de Ester: “Se perecer, pereci.”( Et.4:16), e a convicção de Paulo: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”( Rm.8:31).
Decida-se!

2 comentários:

  1. Acredito, que falta uma opção no quesito "reação" que seria a de "tocante" ou "profundo" ou ainda "tapa na cara".
    Obrigada pastor!
    Abraço
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito das últimas palavras do Rei Davi ao seu filho Salomão, registradas em I Re 2:2 -"Coragem, pois, e sê homem!"

    Precisamos hoje de pessoas (crianças, adolescentes, jovens e adultos)que tenham CORAGEM de honrar a palavra que proferem. Daniel foi homem de Palavra, pois decidiu e não voltou atrás!

    Pedro e demais apóstolos também foram firmes quando exclaram: "Importa obedecer a Deus que aos homens" Atos 5:29. Minha vontade e das pessoas nunca pode ser determinante sobre a vontade e a voz de Deus.

    Quero ver HOJE homens como Daniel, Davi, Pedro e tantos outros heróis do passado.

    http://www.revdouglas.blogspot.com

    ResponderExcluir