quinta-feira, 17 de setembro de 2009

UM MODELO A SER SEGUIDO

Filipenses 2:5-11

INTRODUÇÃO (v.5)
Algumas observações que fazermos:
- A seleção feminina de voley estimulou as escolas de iniciação.
- Michael Phelps estimulou o fortalecimento das escolas de natação.
- Barack Obama virou símbolo mundial de vitoria sobre as classes dominantes (fotos, bonecos, camisetas,etc).
> O ser humano é carente e dependente de modelos, de heróis, de mitos, sejam eles reais ou imaginários. Uma herança das culturas antigas egípcia e grega. Note-se que Paulo está escrevendo para um povo de cultura grega.
Neste contexto, o apóstolo apresenta, para eles e para nós (v.5) modelo a ser seguido e imitado – o Senhor Jesus. E em particular, duas características a serem absorvidas por cada um de nós.

1. A SUBMISSÃO (v.6-7)
Jesus sabia muito bem quem ele era: “Este é o meu Filho amado...” Ele mesmo disse “ “Eu e o Pai somos um” , “ Glorifica-me com a glória que tive junto de ti, antes que houvesse mundo”...
Mesmo assim submeteu-se por vontade do Pai à atividade servil, com todas as prerrogativas de um homem frágil. Ele disse: “ O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir...”
 Quem hoje está disposto a “esquecer” o que supostamente conquistou?”

2. A RESIGNAÇÃO ( v.8)
Há pessoas que se submetem, mas por terem sido subjugados por força maior. Isso significa que dobrou o corpo, mas o coração e o espírito ficam raivosos, murmurantes, revoltados.
Jesus submeteu-se a si mesmo e, deliberadamente resignou-se.
Davi disse: “Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro em meu coração está a tua lei.” (Salmo 40:8).
Jesus disse: “ Se possível, passe de mim este cálice! Todavia não seja como eu quero e, sim, como tu queres.” ( Mateus 26:39)
- Ele submeteu-se à absoluta vontade de Deus.

CONCLUSÃO (v.8-11)
O resultado dessa atitude de Jesus foi sua EXALTAÇÃO, pelo Pai ( v.9-11)..
Esta palavra se aplica a nós. Jesus é o nosso modelo por excelência.
A Bíblia diz que:
- O pecado nos tornou obstinados de coração ( Ez.2:4)
- Somos chamados a sermos imitadores de Deus ( Ef.:5:1)
Por fim, Tiago traça aquilo que em resumo, precisamos saber: (Tiago 4:6-8)
“...Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos portanto, a Deus; mas resisti ao Diabo e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.”
Que tenhamos em nós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.
Amém.

Um comentário:

  1. Essa reflexão é muito própria aos nossos dias, pois JESUS tem sido deixado de lado, apesar de ser tão comentado, estudado, e aparentemente conhecido... A humanidade busca modelos ARROGANTES e não humildes, modelos INDEPENDENTES e não dependentes do Pai Criador. A sociedade gosta de "glamour", de "aplausos", de líderes prepotentes e vaidosos que afofam suas deformidades de caráter. Que Deus nos livre da hipocrisia e prepotência. Que o Jesus de Nazaré, da manjedoura e da sangrenta cruz seja o ÚNICO MODELO de todos que professam o Seu Nome.
    Pr.Douglas Boaventura

    ResponderExcluir