segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A ALEGRIA QUE VEM DO SENHOR

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo:alegrai-vos.” (Fp.4:4)

INTRODUÇÃO

Como é bom conviver com pessoas alegres.
Deus é Deus de alegria. O povo de Israel era um povo alegre, e por isso, festeiro.
Notamos na história de Israel como a alegria era a ordem do dia.
Neemias estimula o seu povo dizendo: “ Não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força” ( Ne. 8:10)
E o salmista:
- “ Na presença do Senhor há plenitude de alegria...” (Sl.16:11)
- “ O Senhor é a minha grande alegria...” (Sl.43:4)
E Paulo insiste:
- “ Alegrai-vos sempre no Senhor (Fp.4:4)
Deus quer que sejamos alegres!
Mas, como se traduz esta alegria do Senhor em nós?
Há 03 maneiras de desfrutarmos da alegria do Senhor.

1.Conhecimento
É essencial conhecer o Senhor de forma intima e pessoal.
Lembro-me dos anjos anunciando o nascimento de Jesus:
“ Eis que vos trago boas novas de grande alegria...” ( Lc.2:10)
Por isso é importante conhecer ao Senhor.
a)”a intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a sua aliança.” ( Sl.25:14)
b) “ E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (Jo.8:32)

2) Garantias
É também essencial tomarmos conhecimento das garantias que o Senhor nos dá.
a)”Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” ( Ml.3:6)
b) “ Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo coração.” (Jr.29:13)
c) “ ...eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.’ (Mt.28:20)

3) Resultados
Há para nossa total alegria o resultado mais completo da caminhada com Deus:
a)”...nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano, o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” ( 1 Co.2:9)
b) “ Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia...”
( 2 Tm.4:7,8)

CONCLUSÃO
Vivemos num mundo cheio de circunstâncias que mudam constantemente, trazendo ansiedades e inseguranças e isso tende a nos tirar a alegria.
Mas, fica assegurada a nós a permanência da alegria do Senhor.
“ ...porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” ( Lm.3:22 e 23)
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário