segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SUFICIÊNCIA PLENA

Salmo 23

INTRODUÇÃO
Estamos diante de um dos mais lindos salmos da Bíblia. Trata-se de uma declaração por excelência da suficiência divina.
Este texto é uma resposta definitiva ao maior problema da alma humana depois do pecado: a ansiedade.
O que é a ansiedade? Trata-se das dúvidas e inseguranças que nossa alma alimenta através das circunstâncias. A ansiedade é uma anomalia humana presente e recorrente.
Lembramos aqui quando Deus, em resposta ao clamor do povo, mandou o maná com a promessa de que, cada dia o povo receberia o pão do céu, não precisava haver preocupação. A alma ansiosa acabou por recolher mais do que deveria (Ex.16:11-31).
Por esta razão, Jesus ensinou categoricamente acerca da ansiedade: “Não vos inquieteis com o dia de amanhã... não andeis ansiosos de coisa alguma”(Mt.6:25-33).
Para as almas ansiosas de plantão, o salmo 23 faz uma declaração confortadora:
NADA ME FALTARÁ!!!
Que afirmação consoladora!
O que faz a ansiedade ser dominada são as certezas que recebemos de Deus. Esta afirmação consoladora remete nossa alma a 3 certezas na pessoa de Cristo.

1)Deus nos proporciona a condição de existir (v.2,3)
Ele faz isso, suprindo com excelência todas as nossas necessidades básicas.
O texto apresenta três necessidades básicas:
a)Alimento – É amplo o conceito. Paulo traduz dizendo: O meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”
( Fp.4:19). Não falta nada!
b) Paz – Ele guia em paz o seu povo. Cristo é o Príncipe da paz. Ele disse: “deixo-vos minha paz, a minha paz vos dou...” Tudo que possa tirar a paz da alma ( pecado, angústia, medo, dor...), foi contemplado na pessoa de Cristo Jesus.
c) Direito – O maior direito que nos assiste em Cristo é o de sermos chamados Filhos de Deus. À partir daí é assim que Deus nos conduz em todas as nossas jornadas.
Estas necessidades são básicas para nossa existência.

2) Deus nos assegura a capacidade de prevalecer (v.4,5)
Duas realidades na vida de todo ser humano, sem exceção, inclusive de Cristo, são as provações e as tentações.
Na vida estamos sujeitos a fatalidades, momentos de profunda dor a ponto de desanimarmos , aflições desfalecedoras.
Ai, temos uma certeza: Deus está conosco! E por estamos completamente debilitados, Ele mesmo providencia uma glamurosa mesa de banquete e uma cerimônia de renovo. Deus pode levantar nossa alma, do mais profundo abismo.

3) Deus providencia os recursos para que possamos permanecer (v.6)
Aqui há dois benefícios extraordinários de Deus: bondade e misericórdia.
Deus é bom em nos dar muito mais do que sonhamos e esperamos, à revelia de nosso merecimento.
Deus é misericordioso em não nos destruir, em não consumir nossa memória, apesar de sermos completamente dignos disso.
No caso de Davi, apesar de todas as suas falhas, o Senhor firmou o reinado dele para sempre.
Em nosso caso, nas palavras do próprio Jesus, o desejo dele é que estejamos com ele onde ele está (Jo.17:24).
Paulo diz que Cristo em nós é a esperança da glória (Fp..3:20 a 4:1). Ele afirma:
“Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória... portanto, meus irmãos...permanecei desse modo, firmes no Senhor.”
Deus é o colaborador absoluto para nossa permanência.

CONCLUSÃO
Creio então que, diante desta exposição da suficiência plena de Deus, podemos fazer nossas as palavras de Pedro:
“Lançando sobre ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós.”
(1 Pe.5:7)
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário