segunda-feira, 6 de junho de 2011

CURA PARA OS TRAUMAS DOMÉSTICOS-3
Ap. 4:1-11
Resolvendo
INTRODUÇÃO
Vimos até aqui que todos nós estamos suceptíveis aos mais diversos traumas, sejam eles previsíveis ou não.
Precisamos compreender que a vida não é um mar de rosas o tempo todo, mas ela pode ser sim um oásis de paz de forma permanente.
O texto em questão traz uma visão do céu e à partir dele. Este texto, mostra através de João:
- O trono de Deus
- Uma quantidade inumerável de olhos
- Anciãos coroados e entronizados
- Uma renúncia coletiva dos tronos e coroas em função daquele que está assentado no trono.
À partir deste texto apocaliptico quero firmar alguns princípios fundamentais para enfrentarmos os traumas e transformarmos nossa família em oásis.
O texto fala muito em tronos, coroas e poderes. Na verdade o ser humano sofre muito à partir de duas grandes realidades: Poder e Direito.
Poder - Queremos resolver todas as situações sem passarmos por Deus.
Direito - Queremos que Deus resolva todas as situações sem passar por nós.
A maioria de nós, senão todos, anseiam por um milagre.
> Há milagres que são intervenções absolutas de Deus. Há outros milagres que Deus só realiza à partir de nós.
O maior milagre que devemos desejar é a intervenção de Deus em abrir nossos olhos para nos tornarmos agentes de suas ações.
Pergunta: Como faço para melhor minha família, meus filhos, meu casamento...?
Poderia sugerir muitos recursos: livros, principios, dvds, congressos, cursos, conferências...
Tudo isso seria inútil, se os olhos do nosso coraçao não estiverem voltados para o trono.
Antes de tudo e acima de tudo, há um trono!(v.2)
Tudo deve partir de Deus! (Salmo 34:4-6)
" Busquei o Senhor e Ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores. Contemplai-o e sereis iluminados e os vossos rostos jamais sofrerão vexame. Clamou este aflito e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações."
Diante disso, quero propor 03 ações para que possamos alcançar cura para os traumas de nossas famílias.

1) Todas as situações precisam ser reconhecidas diante do trono de Deus ( v.1-3)
"...eu te mostrarei..."
A palavra chave é trono.
É comum observamos as situações sempre do nosso ponto de vista. Desta maneira, o que se torna mais evidente é nosso direito.
Como fez diferença para Isaías quando viu a si mesmo a partir do ponto de vista do alto e sublime trono.
O princípio estabelecido por Jesus: "...Não seja como eu quero, e sim como tu queres.' ( Mt.26:39).


2) Todas as situações precisam ser vistas e admitidas diante de Deus (v.4-8)
Palavras chaves: tronos e olhos.
É interessante como em geral somos preocupados conosco mesmos. Não é à toa que Jesus ensinou que devemos amar aos outros como a nós mesmos.
esta preocupação conosco mesmo acaba por nos levar a:
a) Disfarçar, manipular (Nicodemos)
b)Vitimizar ( Adão)
c) Justificar
Manutenção do status quo.
Mas a Bíblia diz que nada há encoberto que não venha a ser revelado.
Como fez diferença para Davi o ser traspassado pelos olhos divinos:
" ...confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei." (Sl.32:5)

3) Todas as situações precisam ser submetidas à soberania de Deus (v.9,10)
Palavras chaves: Prostrar, Adorar, Depositar
É comum no homem a briga por poder, posição e conforto.
O maior milagre no homem: prostrar-se diante de Deus.
Isso significa:
- Abdicar do direito
- Submeter a razão
- Se entregar ao agir de Deus
O princípio bliblico ensinado: Pv.3:5-7
" Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. reconhece-o em todos os teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos seus próprios olhos..."

CONCLUSÃO (v.11)
Tudo ganha sentido se começarmos em Deus. Deus tem muitos recursos, mas o trono é dele.
Ele é o criador de tudo.
Ele nos conhece em essência (Sl.139:1-3)
Como posso transformar meu casameto, minha família num oásis?
Penetre as profundezas de Deus e comece por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário