segunda-feira, 8 de março de 2010

AS MULHERES DO EVANGELHO

INTRODUÇÃO
Neste dia que antecede a comemoração internacional do Dia da Mulher, é relevante pensarmos na importância delas na história do cristianismo e quantas lições de vida aprendemos com suas experiências.
Quero refletir sobre mulheres do evangelho que nos ensinam para a vida.

1.Ana, a Profetisa ( Lc.2:36,37) – O Ministério da Intercessão

“ Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações.”
Ana nos ensina que, apesar da idade e das dificuldades, é possível encontrar meios de ser extremamente frutífera ao longo da vida. Fazendo valer as palavras do salmista: “ na velhice, darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor...” ( Sl.92:14). Ana adorava a Deus e servia às pessoas com seus jejuns e orações.

2. A mulher que ungiu os pés de Jesus ( Lc.7:36-38) – O melhor que possuía.

“ Eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa, na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhes os pés e os ungia com o ungüento.”
Vemos aqui uma legítima demonstração de amor e valor. Dada a condição daquela mulher, certamente o perfume era essencial ao seu trabalho. Era, naquele momento o melhor que ela tinha e, na sua simplicidade, ela o deu a Jesus.

3. A mulher Cananéia ( Mt.15: 21-28) – Fé acima das circunstâncias

“ ...Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça se contigo como queres...”
Como mãe que ela era, estava disposta a passar por cima de todas as circunstâncias, e em sua aflição ela foi capaz de crer que Deus é maior do que qualquer situação. Ela creu e foi louvada.

4. Maria, irmã de Lázaro ( Lc.10:38-42) – prioridade em ouvir a Deus.

“ ...esta quedava-se aos pés do Senhor, a ouvir-lhe os ensinamentos. ...Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” (38,42).
Se compararmos a jornada de trabalho do homem e da mulher, não há dúvida que dela é muito maior. Em meio à sua jornada Maria encontrou tempo para ouvir a Jesus.

5. A Viúva Pobre ( Lc. 21:1-4) – A humildade que entrega tudo.

“ ...esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento.” (v.4)
Esta mulher tinha a plena consciência do valor das coisas. Para ela, Deus é maior que sua própria vida.

6. A mulher samaritana ( Jo.4:28-30) – coragem para testemunhar.

“ Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto feito...” (v.29).
Dizem que mulher fala muito; às vezes fala o que não é necessário. Esta mulher não perdeu tempo em compartilhar com outros, sua grande descoberta.

7. O Exemplo por excelência: Maria ( Lc.1:38)

“ Então disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra...”
A mãe do Salvador, a mulher mais conhecida do mundo, nos ensina dois segredos para uma vida marcante: humildade e obediência ao Senhor. Não é à toa que a Bíblia lhe chama de bem aventurada.

CONCLUSÃO
Mulher, você que hoje ouve esta palavra, ao acrescentar seu nome nesta lista, o que dizer a seu respeito?
( Mensagem pregada na Igreja Cristã Evangélica de Ceres, em 07/03/10)
Pastor Paulo Chaves Barbosa

2 comentários:

  1. Paz querido!!! Se possível poderia me enviar seu e-mail de contato.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho certeza, mas acredito que foi você que selebrou meu casamento. (messias401@hotmail.com)

    ResponderExcluir