terça-feira, 6 de abril de 2010

PRECONCEITO ALÉM DA VISTA

Em linhas simples, pré-conceito (escrito à propósito), é o conceito que se forma antes do conhecimento claro a respeito de determinada pessoa ou situação.
Hoje se fala muito sobre preconceito racial e preconceito sobre preferência sexual. Existem inúmeras outras formas de manifestação preconceituosa. Mas os citados, são termos tão gritantes que quase chegam a limitar toda a dimensão do que venha a ser preconceito a estes assuntos.
Mas, precisamos caminhar mais.
O que dizer, por exemplo, de pessoas que rejeitam ou rotulam a Deus, com os mais diversos adjetivos, muitos pejorativos, demonstrando profundo desconhecimento experiencial. Julgam à partir da opinião de outros, que por sua vez ouviram de outros, sem terem jamais experimentado o Senhor? ( Os.6:3;Jo.8:32).
Ou ainda, quantas vezes, nós mesmos somos rejeitados, vituperados, tornados até motivos de chacotas, por pessoas que não nos conhecem, não convivem conosco, no entanto se satisfazem em ouvir opiniões parciais a nosso respeito e daí já definem nosso rótulo? (Mt.6:1).
Se lembrarmos aqui, que Jesus resumiu toda a lei e os profetas em dois preceitos a saber: “Amarás ao Senhor teu Deus de toda tua alma e de toda tua força e de todo teu entendimento, e ao próximo como a ti mesmo” (Mt.22:37-40), perceberemos que o preconceito tal como exposto aqui, é uma quebra radical deste ensinamento divino fundamental.
De fato, por este ângulo, percebemos que Preconceito vai muito além da vista.
Texto de opinião
Pastor Paulo Chaves Barbosa

2 comentários:

  1. Ou ainda, quantas vezes, nós mesmos somos rejeitados, vituperados, tornados até motivos de chacotas, por pessoas que não nos conhecem, não convivem conosco, no entanto se satisfazem em ouvir opiniões parciais a nosso respeito e daí já definem nosso rótulo? (Mt.6:1).

    Bastante pertinente o texto, principalmente esse parágrafo, pois me traz a uma recente memória quando soube do esteriotipo criado para minha familia e alguns amigos, ou seja "Borges e adjacentes" ou "panelinha dos borges". Não sabia desse pré-conceito em relação ao borges, alíás a uma parcela insignificante de borges, uma vez que só em Ceres somos mais que 300. Fiquei bem desiludida e bastante triste. Ambrosina Borges

    ResponderExcluir
  2. otima mensagem pastor!
    de seu amigo...
    pastor joao

    ResponderExcluir