quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O SUSTENTO DA OBRA

Malaquias 3:10

INTRODUÇÃO
Este texto, embora muito conhecido é vastamente utilizado para expor a obrigatoriedade doutrinária”do dízimo para os cristãos. Por esta razão, não é bem quisto por muitos.
Porém, ao olharmos melhor, veremos uma dimensão mais abrangente de ensino.
Se olharmos para os versículos 8 e 9, percebemos a preocupação de Deus com a infidelidade do povo, alimentado pelo egoísmo, soberba e avareza que tem privado este mesmo povo de um sistema de benção coletiva e espiritual. A proposta de Deus é abençoadora, antes de ser impositora e punitiva.

03 PROPOSTAS DE DEUS PARA A BENÇÃO DO POVO

I.PROPOSTA DE LIBERALIDADE
“trazei todos os dízimos à Casa do Tesouro.”
Deus chama se povo a uma visão de compromisso e envolvimento ao invés de punição. Veja a ênfase na expressão “trazei”.
- Visão errada de trazer o dízimo:
a) Trazer para “Eu”ser abençoado – a visão é coletiva – o reino.
b) Trazer para não ser castigado – a visão é abençoadora e voluntariosa.
- Visão Correta de Trazer o Dízimo:
a) faço parte do reino, sou acionista; é meu interesse, a casa é minha também.
b) Não quero trair a relação de fidelidade entre meu Senhor e eu.
O texto levanta dois pontos essenciais:
1)Compromisso – “Trazei..”Eu tenho um compromisso ético, moral e espiritual com o Senhor que me escolheu para ele.
2)Fidelidade – “Trazei todos os dízimos...”tão pecaminoso quanto dizimar por medo de Deus, é apossar-se daquilo que não me pertence, por qualquer razão que seja. Lembramos aqui de Ananias e Safira.
Finalmente pensando no fato de que somos chamados a nos comprometermos com o reino do qual fazemos parte, questionamos aqui outros meios utilizados pela igreja de hoje para custear a obra (bazar, cantina, venda de qualquer natureza). Isso é paradoxal à visão de liberalidade e compromisso. Isso empobrece a benção de Deus!

II. PROPOSTA DE MANTIMENTO DA CASA
Não há dúvida que a casa de deus é o lugar da fartura. Temos um compromisso com a Casa Espiritual de Deus e sua expansão, bem como a casa de Deus institucionalizada (templo).
Há dois exemplos bíblicos que chamam a atenção:
1)1 Crônicas 29:1-9 – A liberalidade e alegria do povo em ofertar para edificação do templo.
2) Filipenses . 4:10-18 – A participação de Filipos na propagação do evangelho.

É preocupante quando observamos que:
- Não temos recursos para executar as atividades da igreja;
- Há muita reclamação quando falamos em oferta por qualquer razão; é preciso barganha.
- Oferta missionária, para orfanatos e outras, precisam de recursos não cristãos.
- Há crentes que negociam o dízimo e com ele;
- Há dificuldades para a manutenção do templo que nós mesmos construímos.
* O desafio é que, vindo de um coração liberal, haja mantimento com fartura na casa do Senhor nosso Deus!

III. PROPOSTA DE USUFRUTO DAS BENÇÃOS
A alegria de Deus é abençoar o seu povo. Ele faz um desafio: “fazei prova de mim, se não vou exercer abundância”.
Como é bom uma igreja que crê! Uma igreja disponível! Uma igreja que investe no reino com liberalidade e fidelidade.
Como é bom uma igreja que investe em missões, sustenta os levitas,tem material de qualidade, cuida bem do seu patrimônio.
Uma igreja com crentes que venceram a mediocridade!
Uma igreja que glorifica e se alegra ao invés de murmurar.

CONCLUSÃO
Precisamos rever nossas opiniões quanto a dízimos e ofertas;
Precisamos rever nossa motivação;
Precisamos rever nosso compromisso.
Deus nos confiou a mordomia do sustento de sua obra!

2 comentários:

  1. É muito triste fazer uma pesquisa na internet e perceber que a maioria das pessoas muitas delas que se dizem cristãs dizerem que o dizimo é coisa do antigo testamento que Jesus veio pra mudar isso..isso só comprova que o amor das pessoa não está focado em Jesus e sim nas coisas materiais...as pessoas interpretam a bíblia da maneira que acham mais convenientes pra si mesmas, gostam de ouvir o que agradam os seus ouvidos, não a verdade... os cristãos estão se esquecendo que não somos desse mundo, que pertencemos ao reino de Deus! nosso lugar no céu ao lado de quem deu a vida por nós é muito mais importante do que qualquer outra coisa no mundo e não podemos nos esquecer que pra conquistar isso temos que "negar a nossa carne e pegar a nossa cruz".
    Muito obrigada pastor por mais uma excelente e verdadeira mensagem!! que Deus lhe abençoe!!

    ResponderExcluir
  2. Pastor, fui criada em lar evangelico, porém me desviei na adolescencia, me casei e meu marido, apesar de ser um homem correto, nunca ouviu falar da palavra de Deus, seus pais nunca lhe contaram qualquer historia biblica. Fui amadurecendo e "caindo a ficha" senti a necessidade de voltar para Cristo, mas meu marido não entendia, falei da biblia para ele e com o tempo ele foi entendendo algumas coisas, sempre achei errado não dar o dízimo, e sempre lhe falava e ele não concordava. Bom, com muito custo consegui leva-lo a um culto evangelico, o pastor falava sobre o dízimo, dizia que era necessario dar para receber, se voce da 100 hoje recebe 1.000 amanhã, vendia milagres, foi o que meu marido entendeu e eu fiquei revoltada, pois quem cobra é pai de santo, milagres Deus da e dízimo é obrigação nossa. Poxa, pra falar de Deus tem que ser inspirado, a explicação que o senhor deu sobre o dizimo foi a melhor que tive ate agora, simples e clara... Parabens!

    ResponderExcluir