segunda-feira, 30 de agosto de 2010

RELAÇÕES DE VIZINHANÇA

Sermão Pregado na ICECERES no domingo, dia 29 de agosto de 2010 quando celebramos o Culto do Vizinho.
Efésios 2:11-19

INTRODUÇÃO
Queremos fazer uma reflexão à partir das relações de vizinhança que todos nós temos.

1)Bençãos na relação com vizinhos
- Proximidade
- Apoio em momentos difíceis
- Quebra de galho
- Segurança
- etc
2)Dificuldades na relação com vizinhos
- Muros altos e portões fechados
- Medo de comprometimento
- Ativismo
- Ensimesmamento
- etc
> Nossas relações de vizinhança tem muito a nos ensinar sobre nossa relação com Deus.

1.Deus se avizinhou do homem (Gn.2:8)
“ E plantou Deus um jardim no Eden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado.”

2) O pecado destruiu as relações de vizinhança (Gn.3:1-24)
- O homem traiu a relação de confiança que Deus depositara nele (v.6) - fruto
- Deus precisou agir em função disso – Expulsão (v.23)
- Instaurou-se uma relação de estranheza, distancia e acusação (v.24)

3) Deus em Cristo decidiu restaurar esta relação de avizinhamento
João nos diz qual o propósito da intervenção de Cristo:
a) “ eu neles e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados a unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste, e os amaste, como também amaste a mim.” (Jo.17:23).
b) “ Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.” ( Jo.17:24)
O que impede o cumprimento deste propósito? O pecado
O texto básico fala da relação entre Israel e os gentios que é o retrato falado de nossa relação com Deus, antes e depois da cruz.
Ações de Deus para promover o nosso avizinhamento:
a)Promoveu a aproximação (v.13)
b)Derrubou o muro (v.14)
c) Ofereceu a paz (v.14)
d)Quebrou um amontoado de regras de separação (v.15)
e) Promoveu a reconciliação (v.16)

CONCLUSÃO
Na verdade, via de regra, quem mais conhece de nós, de nossa rotina e defeitos, são os nossos vizinhos.
O desejo de Deus é que o conheçamos intimamente. Para isso o texto mostra qual a ação maior de Deus para restaurar nossa relação de vizinhança:
“ Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus.” (v.19)
Deixemos Deus restaurar nossas relações sociais e espirituais.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário