quarta-feira, 25 de novembro de 2009

DECISÕES CONTRADITÓRIAS DE JONAS

“Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração está a tua lei.” Sl.40:8

INTRODUÇÃO
Você conhece alguém que pode ser chamada de “do contra”? Tudo ao contrário, difícil de conviver, difícil de entender.
Assim era Jonas – o profeta da contra mão. Era de Israel, teve seu ministério durante o reinado de Jeroboão II de Israel, numa época em que a Assíria dominava o mundo de então, com sua capital Nínive. Os assírios eram terríveis, cruéis e idólatras.
O grande problema de Jonas era que ao invés de ele ser um homem segundo o coração de Deus, ele queria um Deus segundo o coração de Jonas.
O livro apresenta diversas atitudes e decisões contraditórias de Jonas que nos fazem refletir sobre o nosso próprio coração.

05 atitudes contraditórias de Jonas

1.Quando Deus chamou, Jonas fugiu ( 1:1-3)
O coração amoroso de Deus se deparou com o coração duro e contraditório de Jonas.
Jonas tinha problema com a vontade de Deus. Diferente do salmista que dizia: “agrada-me fazer a tua vontade...(Sl.40:8).

2. Quando Deus silenciou, Jonas orou e clamou ( 1:17 e 2: 1,2,4,9)
Jonas demonstrou o seu caráter egoísta. Este é um exemplo bem claro da Teologia da prosperidade que traz a visão unilateral sobre Deus.

3. Quando Deus insistiu, Jonas revoltou-se ( 3:2,4 e 4:1-3)
Num momento Jonas vê Deus como única opção e, no outro, entende que Deus não pode fazer exigências.
Jonas revoltou-se com a firmeza do coração de Deus.

4. Quando Deus se aproximou, Jonas apegou-se a uma planta ( 4:6)
Como Jonas ficou feliz com a plantinha. A plantinha tornou-se a zona de conforto do profeta.
Uma visão individualista, egoísta e materialista. De acordo com a experiência de Jesus, é a visão dos bois, da fazenda, despedir-se dos pais, etc.

5. Quando Deus confrontou, Jonas desistiu ( 4:8,9)
Jonas demonstrou coração soberbo, altivo, insensato. Queria provar para Deus e para todo mundo que ele estava certo.

CONCLUSÃO
Quanto de Jonas tem em você?
O texto apresenta um Jonas rancoroso, rebelde, contraditório, amargurado.
Apresenta também um Deus, amoroso, paciente, compassivo e perdoador.
Qual coração você quer desenvolver em você?
Eu quero ser, Senhor amado
Como um vaso nas mãos do oleiro
Quebra minha vida e faze-a de novo
Eu quero ser, eu quero ser
Um vaso novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário