segunda-feira, 30 de novembro de 2009

LIDANDO COM O CHAMADO DE DEUS

Ex. 3:1-9

Deus sempre teve seu coração voltado para o seu povo. Ele é empenhado pelo bem do seu povo. É capaz de atitudes extraordinárias pelo bem do seu povo.
A maior atitude do Senhor foi a entrega de seu próprio Filho ( Rm. 8:32)
Deus também desafia aqueles que são alcançados pelo seu amor, a participarem em sua obra.
Que privilégio é participar na obra de Deus!
Participar na obra de Deus exige muito esforço. As vezes, os chamados por Deus, demandam muito mais esforço em fugir deste chamado, do que seria necessário para obedecer.
Este foi o caso de Moisés: um homem preservado, escolhido, preparado e chamado por Deus. No entanto, demandou um esforço considerável na tentativa de não fazer parte do chamado de Deus. Ele apresenta inúmeras desculpas, tentando convencer a Deus de que não deveria participar.
O texto apresenta 5 desculpas dadas por Moisés que devem nos fazer refletir sobre nosso chamado pelo Senhor.

1.Eu não sou suficiente ( 3:11)

Moisés diz: Quem sou eu, tem gente melhor do que eu, sou insignificante...
A resposta de Deus(v.12) – Eu irei contigo.

2. Eu não sou experiente (3:13)

Moisés diz: Eu não sei nada sobre Deus, sobre as escrituras,não tenho know how...
A resposta de Deus (v.14): Você vai em meu nome

3. Eu não sou convincente (4:1)

Moisés diz: Eles não darão crédito as minhas palavras, não sou carismático, atraente...
A resposta de Deus: (4:2-5): Eu agirei por intermédio de você. A luta é minha.

4. Eu não sou competente (4:10)

Moisés diz: O Senhor colhe onde não plantou, eu não sou capaz de transmitir o que o Senhor quer...
A resposta de Deus(4:11): Eu é que criei e capacito os escolhidos.

5. Eu não quero ir (4:13)

Esta foi a única verdade de Moisés.
Deus conhece o nosso coração e as nossas fragilidades. Antes que a palavra nos chegue a boca o Senhor já a conhece toda.
A resposta de Deus(4:14): Você não irá sozinho.Haverá companhia. Companheirismo.


CONCLUSÃO

Depois que Moisés rendeu-se ao chamado do Senhor Deus, tornou-se no maior líder que o mundo já viu.
A seara é grande e os trabalhadores são poucos...
Se estes se calarem, até as pedras clamarão...
Não há argumentos para apresentarmos a Deus. Se nos afastarmos do chamado de Deus, haveremos de arcar com as conseqüências.
Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário