sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O PECADO DA MALEDICÊNCIA

“Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo.”Ef. 4:25

Algumas coisas chamam muito a minha atenção; uma delas é a rapidez com que as pessoas mudam de opinião, passam do que era muito bom ao que é detestável, do amor ao ódio.
Meu finado pai, em situações desta natureza, repetia sempre um ditado assim: “ fulano de tal, construiu com a mão e desmanchou com os pés.”
É neste contexto que se dá a maledicência. Com extrema facilidade, mata-se com a palavra ( Pv.18:21) aquilo que com sacrifício foi plantado. E com a palavra maldizente, planta-se no coração das pessoas a erva daninha do mal testemunho, da imagem deturpada, do afastamento e da falta de amor. Com a maledicência, a verdade torna-se duvidosa, pois, aquilo que agora há pouco era louvor, tornou-se motivo de escárnio; qual é a verdade: o louvor ou o escárnio?
A palavra de Deus nos aconselha a bendizer. Bendizer ao Senhor, às suas obras, suas ações e às pessoas a quem Ele ama. Não devemos falar mal uns dos outros (Tg.4:11,12; Pv.18:21;Cl.3:8;1 Tm.3:11;1 Co.6:9,10;1 Pe.3:10 ). A maledicência é tão imoral e perniciosa quanto a mentira, o mal pagador, a vestimenta escandalosa, a música mundana, o namoro avançado, e entorpece como qualquer droga nociva.
Por fim, a palavra de Deus nos adverte: de toda palavra frívola proferida, será exigida a conta no dia do juízo e pelas palavras proferidas, haverá condenação ou justificação.(Mt.12:36,37).
Que as palavras de nossos lábios e o meditar de nosso coração, sejam agradáveis na presença do Senhor ( Sl.19:14).

Amém.
Pastor Paulo Chaves Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário