quinta-feira, 10 de setembro de 2009

BRASIL E ARGENTINA, A REVELAÇÃO DO NOSSO INTERIOR

Esta semana assistimos à classificação do Brasil para a copa do mundo de 2010 frente à Argentina, tida como. nossa maior rival. Como brasileiros que somos e apaixonados por futebol, de maneira geral, o entusiasmo é nítido. Na verdade, parece que o entusiasmo não é tão grande pela classificação do Brasil quanto o é pela situação em que se encontra a rival Argentina. Situação complicada na tabela, sendo treinada por um ex jogador recém saído do mundo da dependência química, brigado com um dos melhores jogadores daquele país, e tirando sarro do Brasil... o que mais poderia ser melhor?
O que chama a atenção nesta história toda é que esta rivalidade, tida como saudável até certo ponto, traz à tona o que há de pior no íntimo de cada pessoa. Por mais altruísta que seja, há um ponto obscuro no interior de cada ser humano, que se regozija com a desgraça alheia, um deleite mórbido pelo choro do outro, pelo desespero estampado no olhar do outro.
Se olharmos para a história bíblica veremos que isto é antigo. Quando Eva comeu o fruto proibido, mesmo tendo oferecido ao seu marido e ele, deliberadamente ter aceitado, no entanto, o mesmo não teve dúvida em julgá-la e condená-la pelo seu infortúnio. Na verdade, sobrou para ela, para a serpente, para Deus...( Gn. 3)Daí, nasceu também a base daquela expressão que diz: “eu vou, mas levo alguns comigo”. Na verdade, este tipo de sentimento aparece no futebol, na vida profissional, na família e por ai a fora.
É impressionante como cada uma de nossas ações é dirigida pelo segundo elemento de nossa história (pecado) e não pelo primeiro(Deus), essência de nossa existência.(Rm.7).
Que esta realidade vivida nestes dias (fracasso da Argentina), sirva para nos mostrar o quanto precisamos ser transformados por Cristo em novas criaturas ( 2 Co.5:17), sob pena de sofrermos o risco do fracasso eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário