segunda-feira, 21 de setembro de 2009

DEUS JULGA O NOSSO DIREITO

“ Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.” ( Sl.91:11)

INTRODUÇÃO
Estamos na época em que muitas pessoas querem “lutar” e “defender” os nossos direitos. A maioria destas pessoas não sabem nem “discernir a mão direita da esquerda”, no que diz respeito a direitos e deveres. Isso nos lembra aquela frase dos filmes policiais americanos: “ Você tem o direito de ficar calado; tudo que disser será usado contra você...”
Existe um documento internacional chamado “Declaração Universal dos Direitos Humanos” que encima dizendo a respeito da igualdade entre os homens.
O direito, juntamente com o dever, são instrumentos de regulação de relações humanas. Por isso se diz: “ quando começa o direito do outro, inicia o meu dever”.
Em relação a Deus, o pecado quebrou esta relação de direito entre nós e Deus; perdemos todos os nossos direitos. É isso que nos ilustra o discurso do filho pródigo: “Pai, pequei contra o céu e diante de ti...” ( Lc.15:
Mas Deus, sendo rico em misericórdia (Ef.2) tomou a decisão de nos reservar direitos, mesmo sendo nós pecadores. Isso é uma prerrogativa de Deus: “ Meu direito está perante o Senhor.” ( Is.49:4).
Precisamos ser cuidadosos quando da reivindicação dos nossos direitos.
A bíblia apresenta algumas declarações de Deus, a respeito dos nossos direitos.

I. NOSSO DIREITO É PERCEBIDO PELO NOSSO DEUS (Is.40:27)
“Por que pois dizes ó Jacó, e falas ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus?”

Muitas vezes o poder público se revela impotente e desinteressado quanto aos nossos direitos.
Ex. O que resolve o procon defender o direito do consumidor, se este órgão regulador não está presente na maioria das cidades brasileiras?
Graças a Deus pelas palavras de Jesus:
“ Deus sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.” ( Mt.6:8 )

II. NOSSO DIREITO É SUSTENTADO PELO NOSSO DEUS ( Sl.9:4)
“ porque sustentas o meu direito e a minha causa; no trono te assentas e julgas retamente.” (Sl.9:4)
Todo cidadão tem seus direitos assegurados pela constituição. A união deve garantir o poder de defesa, nomeando advogados. Pelo volume de processos, acaba demorando muito. Para haver rapidez, é necessário contratar defesa particular. Como a maioria da população não possui recursos, acaba perdendo no tempo seus direitos.
Graças a Deus pela Bíblia que diz em (Sl.16:5)
“ O Senhor é a porção da minha herança e o meu cálice; tu és o arrimo da minha sorte.”

III. NOSSO DIREITO É EVIDENCIADO PELO NOSSO DEUS (Sl.37:6)
“ Fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito, como ao sol ao meio dia.”
Asafe no Salmo 73, viu e sentiu o que muitas vezes percebemos: o problema da prosperidade dos maus. (v.3-5)
- sua prosperidade
- sua falta de preocupações
- a justiça que não diz respeito a eles
Graças a Deus pela palavra que diz:
“ Tu me guias com teu conselho, e depois me recebes na glória.” ( Sl.73:24)
“ Preparas-me uma mesa perante mim, na presença dos meus adversários...”(Sl.23:5)

POR QUE PODEMOS CRER NESTAS DECLARAÇÕES?

1) Porque Deus ama a justiça e o direito ( Sl.33:5)
“ Ele ama a justiça e o direito. A terra está cheia da bondade do Senhor.”
2) Porque Deus jamais perverteria o direito ( Jô 8:3)
“ Perverteria Deus o direito ou perverteria o Todo Poderoso a justiça?”

CONCLUSÃO
Concluímos então lembrando as palavras de Davi:
“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará.” (Sl.37:5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário